XXV Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

Notícias 18-03-2024 Lilian Russo

XXV Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

No sábado, 16 de março, aconteceu o encerramento da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica. Foi um evento excelente, com a participação de muitas pessoas, palestrantes incríveis e sobretudo muitas reflexões e caminhos para novas oportunidades! Parabéns, SBPPC e a todos...

Vídeo da primeira reunião do Focep

Notícias 13-03-2024 Lilian Russo

Já está disponível a gravação da Abertura da Semana da Pesquisa Clínica e primeira reunião do Focep. https://www.youtube.com/watch?v=vvu_crTM5Po&t=4s

Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica

Notícias 12-03-2024 Lilian Russo

Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica Amanhã, dia 13 de março,das 10h às 13h, teremos uma atividade presencial. Local: Câmara Municipal de São Paulo (Palácio Anchieta) | Endereço: Viaduto Jacareí, 100 ♦ Semana Municipal de Informação e Divul...

Atividade do dia 12 de março - período da manhã

Notícias 12-03-2024 Lilian Russo

Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica Hoje, 12 de março, no período da manhã (das 10h às 13h) temos mais uma atividade! Temas:A importância dos estudos de iniciativa do investigador Políticas de Saúde informadas por evidência: papel dos estudos clínicos​ ...

Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica - dia 11 de março - período da tarde

Notícias 11-03-2024 Lilian Russo

Tema de hoje, à tarde, das 17h às 18h30, da programação da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica: Atualização do Guia E6 versão R3 ​Dra. Priscilla Marchetti Pereira da Silva - Compliance Manager PPD, part of Thermo Fisher Scientific Moderadoras: Rafaella Rodrigues D...

Cientistas criam primeiro ‘líquido magnético’, que pode revolucionar a medicina

dropletsA ciência nunca tinha criado um material que fosse ao mesmo tempo líquido e com propriedades magnéticas. Agora, um grupo de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (mais conhecido como Berkeley Lab), nos EUA, conseguiu combinar as duas coisas em um material – e as possíveis aplicações são inúmeras.
A equipe, liderada pelos cientistas Tom Russell e Xubo Liu, usou uma impressora 3D modificada para criar a substância.
A pesquisa "abre a porta para uma nova área

na ciência da matéria branda magnética", disse Russell, que é professor de ciência de polímeros e

engenheiro da Universidade de Amherst, em Massachussets, nos EUA.

Em termos concretos, a substância pode provocar uma verdadeira revolução em campos como a medicina e a robótica.

As gotas líquidas magnéticas podem ser guiadas por meio de ímãs externos – o que permitiria "guiar", do lado de fora, medicamentos dentro do corpo humano. Este procedimento permitiria combater melhor doenças específicas – como o câncer, por exemplo.

No campo da robótica, o novo material permitiria a criação de máquinas mais ágeis.

"Esperamos que a partir desta descoberta as pessoas encontrem ainda mais aplicações. Já que, dentro da ciência, nunca se pensou que isto fosse possível", disse Russell.

Precedentes
Na década de 1960, a agência espacial dos EUA, a Nasa, começou a empregar substâncias chamadas de "ferrofluidos" – líquidos que reagiam ao estímulo de forças magnéticas.

Hoje, os ferrofluidos são usados para amortecer impactos em alguns tipos de autofalantes e os discos rígidos de computadores.

O problema é que eles são incapazes de manter o seu magnetismo quando os ímãs que os estimulam são removidos.

E esta é a principal vantagem da nova criação dos americanos do Berkeley Lab, ligado ao Departamento de Energia do governo dos EUA.

Como a nova substância foi obtida?
Para criar o magnetismo, os cientistas do Berkeley Lab primeiro produziram algumas gotas de uma solução de ferrofluido que também continha nanopartículas de óxido de ferro.

Depois, usaram técnicas atômicas avançadas e uma bobina magnética, fizeram com que as nanopartículas de óxido de ferro assumissem o formato de "pequenas conchas maciças". Uma vez que o estímulo magnético era retirado, estas "conchinhas" continuavam gravitando umas em torno das outras de forma uníssona. Ou seja, as gotículas de ferrofluido tinham se tornado magnéticas de forma permanente.

Os cientistas também comprovaram que estas "gotas" mantinham suas propriedades atrativas mesmo depois de serem divididas até o tamanho de um "pelo humano".
Outras propriedades dessas gotas incluem a mutação de suas formas para se adaptar a qualquer ambiente e a possibilidade de "ativar e desativar o modo magnético".

Uma vez que as fundações foram lançadas, a pesquisa continuará com a impressão 3D de fluidos magnéticos mais complexos, como células ou robôs em miniatura que podem se mover com fluidez para transportar medicamentos para células doentes dentro do corpo humano.

Fonte: BBC