Reunião Focep - 30 de outubro

Notícias 14-10-2019 Lilian Russo

Reunião Focep - 30 de outubro

Lembramos que no dia 30 de outubro, quarta-feira, temos nossa reunião aberta a todos os interessados, na Câmara Municipal de São Paulo, das 9:30 às 12h. O tema será: "Metodologia Científica".Esperamos por todos vocês para trocarmos ideias, receber sugestões e enriquecermos nosso debate. #focep #cep

Próxima reunião FOCEP´- 30 de outubro

Notícias 26-09-2019 Lilian Russo

Próxima reunião FOCEP´- 30 de outubro

No dia 30 de outubro acontece mais uma reunião do Focep. O tema será: Metodologia Científica. Horário: das 9:30 às 12h Local: Câmara Municipal de São Paulo- Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista, São Paulo - SP Evento gratuito. Esperamos por você Comissão Executiva FOCEP contato@focep.net.br

Agradecimento - reunião de 25 de setembro

Notícias 25-09-2019 Lilian Russo

Agradecimento - reunião de 25 de setembro

Agradecemos a todos que participaram de nosso reunião de hoje. Nosso agradecimento especial ao Gabinete do Vereador Paulo Frange que sempre nos recebe de portas abertas.

Lembrete - reunião Focep

Notícias 24-09-2019 Lilian Russo

Amanhã, 25 de setembro, teremos o CURSO INTERCEPs, na Sala Luiz Tenorio de Lima – sala C . O tema será: acompanhamento de projetos. Horário: das 9:30 às 12h Local: Câmara Municipal de São Paulo- Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista, São Paulo - SP Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a reunião pelo link: http://www.saopaulo.sp.leg.br/transparencia/auditorios-onli...

Reestruturação da GGMED

Notícias 18-09-2019 Lilian Russo

Foi publicado no Diário Oficial da União de 16/09/2019 a Resolução RDC nº 303 de 13/09/2019, que aprova o novo Regimento Interno da Anvisa. O novo Regimento Interno contemplou a reestruturação da Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos - GGMED, que teve como objetivo a racionalização do fluxo das atividades das áreas e a distribuição de atribuições e cargos. Ao ...

Cientistas criam primeiro ‘líquido magnético’, que pode revolucionar a medicina

dropletsA ciência nunca tinha criado um material que fosse ao mesmo tempo líquido e com propriedades magnéticas. Agora, um grupo de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (mais conhecido como Berkeley Lab), nos EUA, conseguiu combinar as duas coisas em um material – e as possíveis aplicações são inúmeras.
A equipe, liderada pelos cientistas Tom Russell e Xubo Liu, usou uma impressora 3D modificada para criar a substância.
A pesquisa "abre a porta para uma nova área

na ciência da matéria branda magnética", disse Russell, que é professor de ciência de polímeros e

engenheiro da Universidade de Amherst, em Massachussets, nos EUA.

Em termos concretos, a substância pode provocar uma verdadeira revolução em campos como a medicina e a robótica.

As gotas líquidas magnéticas podem ser guiadas por meio de ímãs externos – o que permitiria "guiar", do lado de fora, medicamentos dentro do corpo humano. Este procedimento permitiria combater melhor doenças específicas – como o câncer, por exemplo.

No campo da robótica, o novo material permitiria a criação de máquinas mais ágeis.

"Esperamos que a partir desta descoberta as pessoas encontrem ainda mais aplicações. Já que, dentro da ciência, nunca se pensou que isto fosse possível", disse Russell.

Precedentes
Na década de 1960, a agência espacial dos EUA, a Nasa, começou a empregar substâncias chamadas de "ferrofluidos" – líquidos que reagiam ao estímulo de forças magnéticas.

Hoje, os ferrofluidos são usados para amortecer impactos em alguns tipos de autofalantes e os discos rígidos de computadores.

O problema é que eles são incapazes de manter o seu magnetismo quando os ímãs que os estimulam são removidos.

E esta é a principal vantagem da nova criação dos americanos do Berkeley Lab, ligado ao Departamento de Energia do governo dos EUA.

Como a nova substância foi obtida?
Para criar o magnetismo, os cientistas do Berkeley Lab primeiro produziram algumas gotas de uma solução de ferrofluido que também continha nanopartículas de óxido de ferro.

Depois, usaram técnicas atômicas avançadas e uma bobina magnética, fizeram com que as nanopartículas de óxido de ferro assumissem o formato de "pequenas conchas maciças". Uma vez que o estímulo magnético era retirado, estas "conchinhas" continuavam gravitando umas em torno das outras de forma uníssona. Ou seja, as gotículas de ferrofluido tinham se tornado magnéticas de forma permanente.

Os cientistas também comprovaram que estas "gotas" mantinham suas propriedades atrativas mesmo depois de serem divididas até o tamanho de um "pelo humano".
Outras propriedades dessas gotas incluem a mutação de suas formas para se adaptar a qualquer ambiente e a possibilidade de "ativar e desativar o modo magnético".

Uma vez que as fundações foram lançadas, a pesquisa continuará com a impressão 3D de fluidos magnéticos mais complexos, como células ou robôs em miniatura que podem se mover com fluidez para transportar medicamentos para células doentes dentro do corpo humano.

Fonte: BBC