Bem-vindos ao site do Focep!


 

Prev Next Page:

Hospital Moinhos de Vento busca pacientes voluntários para pesquisas de novos tratamentos

Notícias 15-09-2021 Lilian Russo

Hospital Moinhos de Vento busca pacientes voluntários para pesquisas de novos tratamentos

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Moinhos de Vento busca novos voluntários para participarem de estudos sobre terapias e abordagens para o tratamento de diferentes doenças. O espaço existe há 19 meses e, atualmente, tem 102 pesquisas em andamento.Os estudos são patrocinados por parceiros ou por iniciativa do investigador — ...

Read more

Link para reunião do Focep do dia 27 de setembro

Notícias 14-09-2021 Lilian Russo

Link para reunião do Focep do dia 27 de setembro

Próxima reunião do Focep! Data: 27 de setembro (segunda-feira) Horário: das 10 às 12h Tema "Especificidades dos estudos com genéricos e dispositivos para a saúde"

Read more

Pesquisadores buscam vacina capaz de neutralizar o novo coronavírus ainda no nariz

Notícias 03-09-2021 Lilian Russo

Pesquisadores buscam vacina capaz de neutralizar o novo coronavírus ainda no nariz

Uma vacina em forma de spray nasal de fácil aplicação, baixo custo, proteção duradoura inclusive contra variantes e capaz de bloquear a ação do novo coronavírus ainda no nariz, onde começam as infecções. Esse é o objetivo de um projeto que está sendo desenvolvido por um grupo de pesquisad...

Read more

Grupo da USP identifica sete fármacos com potencial para serem testados contra o SARS-CoV-2

Notícias 01-09-2021 Lilian Russo

Grupo da USP identifica sete fármacos com potencial para serem testados contra o SARS-CoV-2

Por meio de uma técnica conhecida como reposicionamento de fármacos, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP)

Read more

Reunião do Focep - 27 de setembro

Notícias 31-08-2021 Lilian Russo

Reunião do Focep - 27 de setembro

Ontem, 30 de agosto, tivemos nossa reunião do Focep sobre: "Especificidades éticas dos estudos com cosméticos e alimentos" e contamos com a presença de Angela Soares, Ariadne Morais e Flavia Addor com excelentes discussões sobre os temas.

Read more

HRT procura voluntários para testar remédio em diabéticos

Fotos Geovana AlbuquerqueAgência Saúde DF 22 1 640x427Por ser referência no atendimento aos pacientes com pé diabético no Distrito Federal, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi escolhido para ser o Centro Coordenador do Estudo Nacional com o Fator de Crescimento (Heberprot®️).
Trata-se de um produto farmacológico, já autorizado e registrado em vários países, que favorece a cicatrização de úlceras em pés de pacientes com diabetes. Esta fase de pesquisa clínica no Brasil é requisito para autorização e registro da medicação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O estudo é gerenciado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Além do HRT, outros

Leia mais ...

Estudo no "The Lancet" não recomenda dose de reforço contra Covid-19

vacina 85 parque da uva dia 3 26Uma revisão de estudos publicada nesta segunda-feira (13) no jornal científico The Lancet, não recomenda doses de reforço das vacinas contra Covid-19 na fase atual da pandemia, dada a alta eficácia dos imunizantes na prevenção de casos graves da doença.
O estudo mostra também que, mesmo em populações com alta cobertura de vacinação, a minoria não vacinada ainda é a principal causa de transmissão do vírus Sars-CoV-2 e apresenta maior risco de casos graves de Covid-19.

Leia mais ...

Pesquisadores buscam voluntários para estudo sobre dinâmica familiar e envolvimento paternal

pesquisadorepesquisaPesquisadores da Universidade São Francisco (USF), em Bragança Paulista, buscam voluntários para um projeto que investiga a dinâmica familiar e o comportamento de pais e mães brasileiros. Nesta segunda fase de coleta de dados, o objetivo é avaliar o envolvimento paterno e a relação entre diferentes variáveis do ambiente familiar.
Podem participar homens com filhos (as) de 2 a 10 anos, aproximadamente, por meio de questionário on-line.
A investigação é conduzida pela pós-doutoranda Ligia de Santis,

Leia mais ...

Identificado novo tipo de célula que torna os sobreviventes da sepse mais propensos a infecções

sepse1A sepse é a principal causa de morte nas unidades de terapia intensiva (UTIs) brasileiras. Entre os pacientes que evoluem para a forma grave da doença, 40% morrem. E os sobreviventes frequentemente apresentam sequelas cardiovasculares e neurológicas, além de uma queda significativa na imunidade que perdura por anos após a alta hospitalar.
“Estudos sugerem que os sobreviventes da sepse têm risco seis vezes maior de desenvolver infecções graves quando comparados a indivíduos que nunca tiveram a doença. Eles ficam suscetíveis até mesmo a patógenos oportunistas, que não costumam causar problemas em pessoas saudáveis.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS