Bem-vindos ao site do Focep!


 

Prev Next Page:

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Read more

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Com o objetivo de consolidar a cultura de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aproximar as normas regulatórias da realidade diária do setor de cosméticos e saneantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lança, no dia 25 de junho, das 9h às 13h, em seu Auditório principal, a capacit...

Read more

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

Notícias 16-06-2026 Lilian Russo

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizou, nesta segunda-feira (15), sua segunda reunião de 2026 na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala Oscar Pedroso Horta e reuniu profissionais, pesquisadores, integrantes de comitês de ética, representantes de institu...

Read more

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

Notícias 09-06-2026 Lilian Russo

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizará sua segunda reunião de 2026 no dia 15 de junho, das 10h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro terá como tema "O que a população precisa saber sobre o papel das Comissões de Ética no ...

Read more

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

Notícias 08-06-2026 Lilian Russo

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

A Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, publicou na última segunda-feira (01/06) novas diretrizes para simplificar a análise de pesquisas no país. As orientações estão no Despacho nº 3/2026, que orienta a aplicação do...

Read more

USP em Ribeirão Preto terá 1º centro de pesquisas de canabidiol do Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou a inauguração do primeiro centro brasileiro de pesquisas em canabinoides, substâncias derivadas da maconha. A previsão é que o laboratório comece a funcionar até o final de 2017 no mesmo prédio do departamento de saúde mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP).
Em nota, a USP informou que um dos objetivos do centro é a realização de estudos para o desenvolvimento de medicamentos à base de canabidiol

um dos primeiros componentes da maconha descritos cientificamente.
Os pesquisadores já têm autorização para realizar testes com a substância em 120 crianças e adolescentes diagnosticados com epilepsia refratária, ou seja, que não respondem ao tratamento com dois ou mais medicamentos.
Em 16 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia anunciado o registro do primeiro remédio à base de maconha no país: o mevatyl é indicado ao tratamento de espasticidade, ou rigidez excessiva dos músculos, em pacientes com esclerose múltipla.

Até então, a Anvisa somente liberava a importação de medicamentos à base de cannabis sativa, a maconha, comprados em outros países, mas não havia um produto dessa categoria com registro no Brasil.
Inicialmente, o investimento para a construção do prédio é de R$ 3 milhões e será coberto pela Empresa Prati Donaduzzi como parte do convênio firmado com a USP em janeiro de 2016.
Novos estudos
O novo centro de estudos funcionará em parceria com a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi e será coordenado pelo professor Antônio Waldo Zuardi, do departamento de neurociências e ciências do comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
"O Centro realizará pesquisas básicas visando testar possíveis indicações terapêuticas de canabinóides, em testes pré-clínicos, e seus mecanismos de ação, bem como, pesquisas clínicas com voluntários saudáveis e pacientes, com o objetivo de testar as indicações terapêuticas que passaram pelos testes pré-clínicos atingindo esse nível de desenvolvimento", afirma o professor Antonio Zuardi.
Doutor em psicobiologia, Zuardi integra uma equipe que há 40 anos estuda o canabidiol e, segundo a USP, esse é o grupo brasileiro com maior número de publicações sobre o uso da substância em tratamentos terapêuticos.
"O que está em desenvolvimento na USP são estudos sobre possíveis ações terapêuticas do canabidiol, que devem cursar um longo caminho até que possam ser reconhecidos como medicamentos. A pesquisa que está mais adiantada nesse sentido é como antiepiléptico. A pesquisa na Doença de Parkinson também está bem adiantada, embora ainda faltem ensaios clínicos", diz.
A USP informou ainda, em nota, que o primeiro Centro de Pesquisas em Canabinoides contará com uma ala para pesquisa básica de laboratórios e outra para estudos clínicos com pacientes e voluntários. A data para o início de funcionamento não foi divulgada.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.