Bem-vindos ao site do Focep!


 

Prev Next Page:

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Read more

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Com o objetivo de consolidar a cultura de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aproximar as normas regulatórias da realidade diária do setor de cosméticos e saneantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lança, no dia 25 de junho, das 9h às 13h, em seu Auditório principal, a capacit...

Read more

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

Notícias 16-06-2026 Lilian Russo

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizou, nesta segunda-feira (15), sua segunda reunião de 2026 na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala Oscar Pedroso Horta e reuniu profissionais, pesquisadores, integrantes de comitês de ética, representantes de institu...

Read more

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

Notícias 09-06-2026 Lilian Russo

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizará sua segunda reunião de 2026 no dia 15 de junho, das 10h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro terá como tema "O que a população precisa saber sobre o papel das Comissões de Ética no ...

Read more

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

Notícias 08-06-2026 Lilian Russo

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

A Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, publicou na última segunda-feira (01/06) novas diretrizes para simplificar a análise de pesquisas no país. As orientações estão no Despacho nº 3/2026, que orienta a aplicação do...

Read more

Associações de pacientes apresentam sugestões sobre regulação

associasDiversos movimentos e associações que representam os interesses de pacientes e seus familiares participaram, nesta quarta-feira (14/09), de uma reunião com a diretoria da Anvisa sobre as prioridades de ações regulatórias para o próximo biênio.

No encontro, que pode ser definido com pioneiro, os participantes foram recebidos pelo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, que, na sala de reuniões da Diretoria Colegiada da Agência, em Brasília, ouviu durante duas horas as principais propostas e sugestões dessas organizações.

“É a primeira vez que a Anvisa recebe, de maneira conjunta, todas as associações de pacientes que têm relacionamento com a Agência”, destacou Jarbas Barbosa. "É importante reuni-los e receber deles, conjuntamente, as sugestões sobre como melhorar o funcionamento da Anvisa em temas que são críticos para eles, como, por exemplo, ampliar a realização de ensaios clínicos ou o acesso mais rápido a medicamentos para doenças raras ou novos oncológicos, entre outros temas”.

O encontro contou com representantes de pessoas acometidas por diferentes tipos de agravos, como a doença falciforme, síndromes neurológicas pediátricas graves, mucopolissacaridose, porfiria e até a menos conhecida paramiloidose.

“Acredito que, com as sugestões das associações, nós completamos esse processo de ausculta aos vários setores com os quais a Anvisa se relaciona, de maneira que nossa agenda regulatória olhe e tenha a perspectiva importante que é a dos pacientes, que, em última análise, são os maiores e principais objetos da nossa atividade regulatória”, ressaltou o diretor-presidente.

Confira as impressões de alguns dos convidados para o encontro com a Anvisa:

Marco Antônio Nogueira – Associação Brasileira de Paramiloidose
“Poucos órgãos têm o hábito de fazer este convite para que as associações possam apresentar suas demandas. Acredito que as instituições e governos deveriam ver as associações de pacientes como aliados no tratamento destas doenças”.

Virginia Carvalho – Pesquisadora da UFRJ
“No caso do canabidiol, um dos desafios é ter acesso à substância com dosagens e padrões farmacológicos. A burocracia em torno disso tem que ser resolvida, mas acho que o problema foi compreendido pela Anvisa. Consegui passar a mensagem de que temos que enfrentar o desafio burocrático”.

Leandro Ramires - AMA-ME Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal
“Atualmente, a autorização da Anvisa para a importação de canabidiol já é tranquila, mas muitas famílias ainda enfrentam a dificuldade com o custo deste produto. É a primeira vez que podemos sentar e pedir para a Anvisa uma posição sobre formas de acesso ao canabidiol produzido no país”.

Regina Próspero - Instituto Vidas Raras
“Reuniões como essa são de muito valor, porque congregam as associações em demandas que geralmente são as mesmas, mas que não temos como compartilhar. O pessoal da Oncoguia fez uma declaração que é exatamente aquilo que nossa associação faria sobre as necessidades de regulamentação e análise dos produtos com maior rapidez. Em casos de doenças raras, precisamos que tudo seja muito rápido e diminuir a demora de todos os entraves, inclusive de pesquisas. No geral, a reunião foi de extrema relevância, principalmente para as associações que não conseguem chegar com tanta facilidade aos gestores”.

José Daniel Fontes - Associação dos Pacientes de Mucopolissacarídeos da Paraíba
“Foi um encontro de grande importância. Quando participamos de um espaço como esse, deixamos a nossa contribuição e levamos a contribuição de muitos. A Anvisa está de parabéns em tomar essa iniciativa. E sem dúvida nenhuma foi um evento muito esclarecedor, que tirou muitas dúvidas nossas. E que com certeza vai contribuir também para o trabalho da própria Anvisa”.

Solange Nascimento - Associação de Celíacos do Paraná
“Foi uma excelente iniciativa. A Anvisa está dando uma oportunidade para que nós, da sociedade civil, possamos participar da agenda regulatória e sugerir. É assim que funcionam as parcerias”.

Fonte e foto: Portal Anvisa

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.