Bem-vindos ao site do Focep!


 

Prev Next Page:

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Read more

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Com o objetivo de consolidar a cultura de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aproximar as normas regulatórias da realidade diária do setor de cosméticos e saneantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lança, no dia 25 de junho, das 9h às 13h, em seu Auditório principal, a capacit...

Read more

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

Notícias 16-06-2026 Lilian Russo

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizou, nesta segunda-feira (15), sua segunda reunião de 2026 na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala Oscar Pedroso Horta e reuniu profissionais, pesquisadores, integrantes de comitês de ética, representantes de institu...

Read more

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

Notícias 09-06-2026 Lilian Russo

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizará sua segunda reunião de 2026 no dia 15 de junho, das 10h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro terá como tema "O que a população precisa saber sobre o papel das Comissões de Ética no ...

Read more

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

Notícias 08-06-2026 Lilian Russo

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

A Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, publicou na última segunda-feira (01/06) novas diretrizes para simplificar a análise de pesquisas no país. As orientações estão no Despacho nº 3/2026, que orienta a aplicação do...

Read more

16/9 – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio : “Protocolo de Montreal: Promovendo a Ação Climática” Destaque

focepO ozônio (O₃) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que protege todos os seres vivos do planeta contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), emitida pelo Sol.

A atividade humana e seus impactos sobre o meio ambiente, intensificados desde a Revolução Industrial, têm sido considerados responsáveis pelo fenômeno ligado ao surgimento de vários problemas de saúde humana, como câncer de pele e catarata. O excesso de raios ultravioleta afeta, ainda, o sistema imunológico e acelera o envelhecimento humano.

O chamado “buraco da camada de ozônio” é o processo de queda acentuada na concentração do ozônio sobre a região da Antártida, que vem sendo acompanhado desde o início da década de 1980, em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil.

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 16 de setembro como o “Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio”, comemorando a data em que, no ano de 1987, foi assinado o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio. Desde então, os Estados signatários são convidados a dedicar o 16/9, anualmente, para promover atividades de acordo com os objetivos do tratado e suas emendas.

O Protocolo de Montreal é um acordo ambiental multilateral de referência que regula a produção e o consumo de quase 100 produtos químicos artificiais chamados de substâncias destruidoras da camada de ozônio (SDO). Quando liberados na atmosfera, esses produtos danificam o escudo protetor da Terra que protege os humanos e o meio ambiente de níveis nocivos de radiação ultravioleta do sol.

Com a implementação completa e sustentada do Protocolo de Montreal, projeta-se que a camada de ozônio possa se recuperar até meados deste século. Sem este tratado, a depleção do ozônio teria aumentado dez vezes até 2050, em comparação aos níveis atuais, e resultaria em milhões de casos adicionais de melanoma, outros tipos de câncer e catarata ocular. Estima-se, por exemplo, que cerca de dois milhões de pessoas a cada ano, até 2030, estejam a salvo do câncer de pele, pelas ações adotadas pelo Protocolo.

Até o momento, foram eliminadas 98% das SDOs, globalmente, em comparação aos níveis de 1990. Como a maioria dessas substâncias são gases de efeito estufa potentes, o Protocolo de Montreal também está contribuindo significativamente para a proteção do sistema climático global.

O Protocolo evolui ao longo do tempo à luz de novos desenvolvimentos científicos, técnicos e econômicos, e continua a ser alterado e ajustado. É considerado um dos acordos ambientais mais bem-sucedidos de todos os tempos. O que as partes conseguiram realizar desde 1987 é sem precedentes, e segue fornecendo um exemplo inspirador do que a cooperação internacional pode alcançar.

Fonte: BVS
https://bvsms.saude.gov.br/16-9-dia-internacional-para-a-preservacao-da-camada-de-ozonio-protocolo-de-montreal-promovendo-a-acao-climatica/

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.