Bem-vindos ao site do Focep!


 

Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1002
Prev Next Page:

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Read more

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Com o objetivo de consolidar a cultura de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aproximar as normas regulatórias da realidade diária do setor de cosméticos e saneantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lança, no dia 25 de junho, das 9h às 13h, em seu Auditório principal, a capacit...

Read more

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

Notícias 16-06-2026 Lilian Russo

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizou, nesta segunda-feira (15), sua segunda reunião de 2026 na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala Oscar Pedroso Horta e reuniu profissionais, pesquisadores, integrantes de comitês de ética, representantes de institu...

Read more

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

Notícias 09-06-2026 Lilian Russo

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizará sua segunda reunião de 2026 no dia 15 de junho, das 10h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro terá como tema "O que a população precisa saber sobre o papel das Comissões de Ética no ...

Read more

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

Notícias 08-06-2026 Lilian Russo

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

A Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, publicou na última segunda-feira (01/06) novas diretrizes para simplificar a análise de pesquisas no país. As orientações estão no Despacho nº 3/2026, que orienta a aplicação do...

Read more

Vinte anos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil

Esse é o tema do seminário que ocorreu na Fiocruz/Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de setembro do qual a Dra. Greyce Lousana participou como Presidente Executiva da SBPPC a convite do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS).

O evento contou com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha e demais profissionais como Luiz Eugenio Portela Souza (ABRASCO), Carlos Gadelha (SCTIE), Carlos Medici Moreal (ISC/UFBA), Reinaldo Guimarães (ABIFINA), Pedro Palmeira (BNDES), Maria do Socorro de Souza (CNS) dentre outros.

Foram discutidas questões que levam o Brasil a crescer em um ritmo muito menor do que o necessário e esperado no que se refere a inovação; a parcela ínfima de pesquisadores que aparecem no cenário das publicações de alto impacto; o histórico da ciência, inovação e tecnologia em saúde desde a primeira Conferência em 1994; os problemas enfrentados pelos cursos de pós-graduação que parecerem não refletir a necessidade do que o país precisa que se estude; as preocupações com a Consulta Pública número 8, que segundo Reinaldo Guimarães, pode acabar com a inovação no país se for publicada com o atual texto; a criação do PPSUS, a posição do CNS sobre as críticas que vem sofrendo sobre a sua estrutura e como devem evoluir os trabalhos para a próxima Conferência Nacional de Saúde.

Sobre a impressão que teve sobre o seminário, Dra. Greyce fez a seguinte comparação: "Se essa atividade fosse uma reunião do grupo de acionistas de uma empresa privada que tivesse investido em C&T&I em saúde em 1994, momento em que se iniciam as politicas públicas para esse setor, todos os responsáveis pela gestão dessa empresa, no caso, a grande maioria dos conferencistas, seriam sumariamente demitidos por justa causa. Para o bem deles, seria bom que todos tivessem um bom seguro profissional, porque além de demitidos seriam processados por resultados tão ruins depois de tanto tempo (20 anos). O evento mais parece um encontro entre amigos; divagar é o que se aprendeu nessa escola onde estudaram muitos dos atuais gestores do governo. Não é possível continuar vivendo dessa forma nos próximos anos, disse ainda Greyce em tom de desabafo. Ao ouvir de um dos palestrantes que ele imagina que existem as chamadas "empresas" mas que ele não tem certeza disso, pois só tem uma visão das instituições de ensino e pesquisa públicas, fica difícil!

Greyce disse acreditar nas boas intenções de todos, mas entende que um país não é feito só com boas intenções. É preciso mostrar resultados que possam expressar um trabalho metodologicamente planejado e executado com competência por técnicos que consigam entender de forma muito objetiva as necessidades do país.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.