Bem-vindos ao site do Focep!


 

Abertura de conferência nacional reúne cerca de 1,2 mil pessoas em Brasília

conferenciaComeçou na tarde de terça-feira (30/07) a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que vai discutir e compilar sugestões para um plano nacional para os próximos dez anos. Mais de 1,2 mil pessoas participaram presencialmente da abertura do evento, que reuniu autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e gestores públicos, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Outras 4,8 mil assistiram à sessão pela internet.

Relatório de Atividades da FAPESP 2023 registra retomada da pesquisa em São Paulo

 fapesp4O ano de 2023 foi de retomada das atividades de pesquisa em São Paulo, depois de três anos de queda no número de submissões de proposta em decorrência da pandemia de COVID-19. O número de novas Bolsas e de Auxílios contratados pela FAPESP em 2023 cresceu 18% em relação a 2022, de acordo com o Relatório Anual de Atividades 2023. Levando-se em conta todos os projetos vigentes no período (23.029), o desembolso da FAPESP, de R$ 1,36 bilhão, foi 15,5% superior ao ano anterior.

Resultados de nova vacina contra a tuberculose são apresentados na FAPESP Week China

photo Pesquisadores do Instituto Butantan e colaboradores estão desenvolvendo uma versão mais potente da vacina BCG, que protege contra a tuberculose. Enquanto o imunizante convencional reduziu em 90% a infecção nos experimentos com camundongos, com a chamada BCG recombinante o índice de proteção subiu para 99%. Além disso, a nova formulação protegeu os animais por um período significativamente mais longo.

Joinville vai começar a usar bactéria wolbachia no combate à dengue

dengueO município de Joinville, em Santa Catarina, vai começar a produzir mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria wolbachia, para ajudar a combater a dengue na cidade. A expectativa é iniciar a soltura dos primeiros mosquitos Wolbitos ainda no mês de julho.
A Biofábrica do Método Wolbachia, que foi entregue nesta segunda-feira (1º) pela prefeitura, começou a receber equipamentos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que serão instalados nas próximas semanas.