- Publicado em Notícias
- Seja o primeiro a comentar!
Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose - 16 de setembro
O Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose, celebrado em 16 de setembro, tem como objetivo aumentar a conscientização sobre essa condição grave, caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos que podem bloquear veias e artérias. A trombose pode levar a complicações sérias, como embolia pulmonar e acidente vascular cerebral (AVC), sendo fundamental o diagnóstico precoce e a prevenção.
Sepse, antigamente chamada de infecção generalizada ou septicemia, é uma resposta inadequada do organismo a uma infecção que pode afetar qualquer órgão, levando ao mau funcionamento de um ou mais órgãos e potencialmente à morte, se não tratada rapidamente. As infecções podem ser bacterianas, fúngicas, virais, parasitárias ou por protozoários. O tratamento principal é a administração intravenosa de antibióticos, podendo ser necessário oxigênio, soro, medicamentos para pressão arterial, diálise ou respiração artificial, dependendo da gravidade.
Após uma década sem atualizações nos estabelecimentos de saúde do SUS, o Ministério da Saúde lançou o Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Porte 1, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Com um investimento de R$ 4,2 bilhões, serão construídas 1.800 unidades.
O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou, em 2023, um aumento de 25% nas internações relacionadas a lesões autoprovocadas, totalizando 11.502 casos, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede). O número revela uma média de 31 internações diárias e um crescimento alarmante em alguns estados,