Estudo busca terapias inovadoras contra COVID-19
Pesquisa do Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos (CTS) desenvolve anticorpos monoclonais que possam neutralizar diferentes variantes do SARS-CoV-2, vírus da COVID-19. Produzidos em laboratório, esses anticorpos atuam como os naturais do organismo e podem ser utilizados no tratamento de diversas doenças, como câncer e condições autoimunes. No caso da COVID-19, o trabalho busca identificar anticorpos que possam prevenir infecções pelo vírus. O CTS é um Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) apoiado pela FAPESP



A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou, durante sua 20ª Reunião Ordinária Pública realizada nesta quarta-feira (10/12), a Agenda Regulatória para o ciclo 2026-2027. O documento apresenta os temas considerados prioritários para regulamentação nos próximos dois anos.
Estudo recém-publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas mostra que a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan é capaz de frear a replicação do vírus quando a infecção ocorre – os chamados breakthrough cases (casos de escape vacinal). Para o paciente, dizem os autores, isso pode representar sintomas menos graves e menor risco de complicações. Do ponto de vista da saúde pública, uma baixa carga viral está associada a uma redução no risco de transmissão do vírus para os mosquitos.
Anvisa publicou, nesta sexta-feira (12/12), o Guia para submissão de estudos de qualificação de impurezas e produtos de degradação em medicamentos (Guia 83/2025). O documento orienta como avaliar a segurança de impurezas presentes em insumos farmacêuticos ativos e medicamentos. As recomendações passam a valer a partir da data de publicação.