Bem-vindos ao site do Focep!


 

Prev Next Page:

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Read more

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Notícias 24-06-2026 Lilian Russo

Anvisa promove capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Cosméticos e Saneantes

Com o objetivo de consolidar a cultura de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aproximar as normas regulatórias da realidade diária do setor de cosméticos e saneantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lança, no dia 25 de junho, das 9h às 13h, em seu Auditório principal, a capacit...

Read more

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

Notícias 16-06-2026 Lilian Russo

FOCEP discute atuação das CEUAs e reforça compromisso com a ética e o bem-estar animal

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizou, nesta segunda-feira (15), sua segunda reunião de 2026 na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro aconteceu na Sala Oscar Pedroso Horta e reuniu profissionais, pesquisadores, integrantes de comitês de ética, representantes de institu...

Read more

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

Notícias 09-06-2026 Lilian Russo

FOCEP Brasil promove debate sobre o papel das Comissões de Ética no Uso de Animais no uso seguro de medicamentos veterinários

O Fórum Permanente dos Comitês de Ética e Profissionais em Pesquisa (FOCEP Brasil) realizará sua segunda reunião de 2026 no dia 15 de junho, das 10h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo. O encontro terá como tema "O que a população precisa saber sobre o papel das Comissões de Ética no ...

Read more

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

Notícias 08-06-2026 Lilian Russo

Inaep fortalece cooperação entre Comitês de Ética em pesquisas multicêntricas

A Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Saúde, publicou na última segunda-feira (01/06) novas diretrizes para simplificar a análise de pesquisas no país. As orientações estão no Despacho nº 3/2026, que orienta a aplicação do...

Read more

Ebserh integra Seminário que celebra 35 anos da lei da participação da comunidade na gestão do SUS Destaque

ebserhA Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participou, nesta sexta-feira (12), do seminário promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para comemorar o aniversário de 35 anos da Lei nº 8.142/1990. A legislação trouxe a institucionalização da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento reuniu especialistas e conselheiros para debater o legado e o futuro da participação social na gestão da saúde pública rumo à 18ª Conferência Nacional de Saúde.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, afirmou que o SUS é referência para outros países como sistema universal de saúde, integral, equitativo, dotado de controle de participação social. Segundo Chioro, o SUS participa do enfrentamento da desigualdade social e da promoção da equidade, contribuindo para uma sociedade mais justa.

“O SUS, como um compromisso ético-político, tem que se irradiar para o conjunto da sociedade, precisa mobilizar corações e mentes de todos aqueles e aquelas que, no dia a dia cuidam das pessoas e se comprometem, se corresponsabilizam com o cuidado da população brasileira do ponto de vista individual e coletivo”, afirmou o dirigente.

Programação

O seminário contou com mesas de debate, instigando discussões acerca da implementação da lei e da gestão da saúde pública. A mesa de abertura, que ocorreu pela manhã, levantou questões acerca da temática "O Legado da 8ª Conferência Nacional de Saúde e a Construção da Lei nº 8.142/1990". A discussão resgatou o processo histórico que culminou na legislação, contextualizando o papel decisivo da conferência na criação do controle social.

A segunda, no período da tarde, trouxe o tema “O papel do controle social e o CNS na consolidação da democracia na saúde”. Ela abordou os avanços e desafios do controle social ao longo de 35 anos, incluindo o papel de conferências na formulação de políticas públicas de saúde.

A mesa de encerramento discutiu a “Participação da comunidade na gestão do SUS: desafios até a 18ª Conferência Nacional de Saúde”. Ela tratou de propostas de encerramento que foquem na projeção para os próximos 35 anos, destacando o papel da conferência como marco da participação social.

O seminário foi transmitido ao vivo através do canal do Youtube do CNS e está disponível no link.

Sobre a Lei nº 8.142/1990

Sancionada em dezembro de 1990, a lei é vista como uma forte conquista da sociedade civil no processo de redemocratização após o regime ditatorial no Brasil. Além de regulamentar as Conferências e dos Conselhos de Saúde, a norma estabeleceu os pilares essenciais do controle social.

O objetivo da legislação é garantir que a saúde pública não seja gerida apenas por interesses partidários, mas com participação ativa da população brasileira. Ela permite que usuários, trabalhadores e gestores definam, fiscalizem e deliberem sobre as políticas públicas de saúde, de forma a manter a democracia no SUS.

Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/ebserh-integra-seminario-celebra-35-anos-da-lei-da-participacao-da-comunidade-na-gestao-do-sus

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.