Bem-vindos ao site do Focep!


 

Anvisa aprova Agenda Regulatória 2026-2027

anvisa 5 0A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou, durante sua 20ª Reunião Ordinária Pública realizada nesta quarta-feira (10/12), a Agenda Regulatória para o ciclo 2026-2027. O documento apresenta os temas considerados prioritários para regulamentação nos próximos dois anos.

A nova Agenda Regulatória (AR) 2026-2027 é composta por uma lista de 161 temas, sendo 97 migrados da Agenda 2024-2025, 26 temas de atualização periódica e 38 novos temas. Desses 38 novos temas, 28 foram sugeridos pelas áreas técnicas da Anvisa e 10 pela sociedade na consulta da lista preliminar.

Vacina do Butantan contra a dengue reduz carga viral e pode frear transmissão da doença

vacinadengueEstudo recém-publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas mostra que a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan é capaz de frear a replicação do vírus quando a infecção ocorre – os chamados breakthrough cases (casos de escape vacinal). Para o paciente, dizem os autores, isso pode representar sintomas menos graves e menor risco de complicações. Do ponto de vista da saúde pública, uma baixa carga viral está associada a uma redução no risco de transmissão do vírus para os mosquitos.

Ebserh integra Seminário que celebra 35 anos da lei da participação da comunidade na gestão do SUS

ebserhA Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participou, nesta sexta-feira (12), do seminário promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para comemorar o aniversário de 35 anos da Lei nº 8.142/1990. A legislação trouxe a institucionalização da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento reuniu especialistas e conselheiros para debater o legado e o futuro da participação social na gestão da saúde pública rumo à 18ª Conferência Nacional de Saúde.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, afirmou que o SUS é referência para outros países como sistema universal de saúde, integral, equitativo, dotado de controle de participação social. Segundo Chioro, o SUS participa do enfrentamento da desigualdade social e da promoção da equidade, contribuindo para uma sociedade mais justa.

Guerra dos sexos nas retratações

guerrasexosEstudos realizados recentemente reuniram novas evidências e levantaram hipóteses para explicar por que pesquisadores do sexo feminino têm menos artigos científicos invalidados em decorrência de erros ou má conduta do que autores do sexo masculino. Um dos trabalhos avaliou 64.658 papers que sofreram retratação, ou seja, tiveram sua publicação cancelada porque os dados ou as conclusões deixaram de ser considerados confiáveis.