Bem-vindos ao site do Focep!


 

Olhar enviesado sobre a produção científica

olhareUm estudo divulgado em agosto na revista Journalism Practice, da editora Taylor & Francis, revelou vieses na forma como repórteres de ciência escolhem assuntos para abordar em suas reportagens que podem ter impacto na percepção do público sobre a produção do conhecimento. O objetivo do trabalho era mapear procedimentos utilizados por um grupo de 23 desses jornalistas para identificar artigos divulgados nos chamados periódicos predatórios – aqueles que publicam trabalhos de baixa qualidade, apenas em troca de dinheiro – e compreender como os profissionais entrevistados decidem se uma revista é ou não confiável como fonte de informação.

OMS alerta para resistência generalizada a antibióticos comuns em todo o mundo

1760346913149A resistência antimicrobiana (RAM) continua sendo uma das maiores ameaças à saúde global, conforme destacado pelo Relatório de Vigilância Global da RAM da World Health Organization.

O relatório revela tendências alarmantes - quase 1 em cada 6 infecções bacterianas em todo o mundo agora são resistentes aos antibióticos. É, portanto, um lembrete gritante da urgência de agir a nível europeu e global.

Na Comissão Europeia, através do Plano de Ação «Uma Só Saúde» da UE contra a RAM e da Recomendação do Conselho sobre a RAM, estamos:

✅ Reforçar a vigilância da RAM e a partilha de dados através de relatórios conjuntos European Food Safety Authority (EFSA) /European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC).
✅ Apoiar a utilização responsável de agentes antimicrobianos na saúde humana e animal.
✅ Investir na prevenção, vacinação, investigação e inovação através do Horizonte Europa e hashtag#EU4Health.
✅ Apoiar a coordenação e os esforços dos Estados-Membros através de EU-JAMRAI
✅ Promover a cooperação global para garantir que antibióticos eficazes permaneçam disponíveis para todos.

A RAM não conhece fronteiras – nem nossa resposta. A Comissão Europeia continua, por conseguinte, plenamente empenhada na aplicação da declaração de 2024 da AGNU sobre a RAM.

Vje mais: https://www.who.int/news/item/13-10-2025-who-warns-of-widespread-resistance-to-common-antibiotics-worldwide