Bem-vindos ao site do Focep!


 

Pesquisadores criam minifígado funcional por impressão 3D

pesquisadoresA partir de células sanguíneas humanas, pesquisadores brasileiros conseguiram obter organoides hepáticos – ou minifígados – capazes de exercer as funções típicas do órgão, como produção de proteínas vitais, secreção e armazenamento de substâncias. A inovação permite a produção de tecido hepático no laboratório em apenas 90 dias e pode se tornar, no futuro, uma alternativa ao transplante de órgãos.

Resistência antimicrobiana é ameaça global, diz OMS

resistenciamicrobianaO mundo está mobilizado contra a resistência antimicrobiana, eleita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das dez maiores ameaças à saúde pública global. Sem a tomada de ações, estima-se que até 2050 o problema causará, anualmente, a perda de 10 milhões de vidas em todo o mundo, além de um prejuízo econômico de 100 trilhões de dólares. Neste ano, a principal mobilização acontece de 18 a 24 de novembro, durante a Semana Mundial de Conscientização sobre Antimicrobianos. A ação conta com o apoio da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos

OMS vai certificar insulina genérica para baratear produto

insulinaCom o objetivo de reduzir o preço da insulina em todo o mundo e aumentar o número de pessoas em tratamento contra a diabete. A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer aprovar versões genéricas da droga para encorajar as farmacêuticas a entrarem no mercado. Nesta semana, a OMS lançou um programa-piloto para avaliar a insulina humana produzida por diversos fabricantes. A ideia é fazer uma pré-qualificação para testar e aprovar as novas versões genéricas. Hoje, apenas três empresas controlam a maior parte da produção mundial. Aumentando a competição, a expectativa é de que os preços caiam.

Internet pode ajudar pacientes e médicos em diagnóstico de doenças raras

rarasdoencasO advento da Internet trouxe uma série de benefícios, como o encurtamento de distâncias e o acesso a uma infinidade de informações que podem ser acessadas em questão de segundos. O mundo on-line também tem ajudado a área médica. Aplicativos e sites especializados auxiliam pacientes durante o tratamento e permitem aos médicos compartilhar informações, o que pode, por exemplo, ajudar em diagnósticos mais complexos. Uma pesquisa americana mostra as vantagens dessas facilidades, mas alerta sobre a necessidade de se ter extremo cuidado ao buscar esse tipo de auxílio nas redes virtuais.